Ana María Sánchez Escárcega é licenciada em Relações Comerciais, atualmente trabalha como Coordenadora Acadêmica da área de Inglês no Colegio Carl Rogers. Na ENEB realizou a Pós-graduação em Direção, Inteligência Emocional e Coaching.
Nome completo: Ana María Sánchez Escárcega
Estudos prévios: Licenciatura em Relações Comerciais
Estudos realizados na ENEB: Pós-graduação em Direção, Inteligência Emocional e Coaching
Empresa em que trabalha/cargo: Colegio Carl Rogers & Preescolar Happy Time- Coordenadora Acadêmica da área de Inglês
O que a motivou a estudar o curso de pós-graduação? E por que ENEB?
A motivação para estudar um curso de pós-graduação vem do desejo de continuar melhorando profissionalmente e para me preparar para saber como dirigir melhor minha equipe de trabalho.
A escolha de estudar na ENEB é graças aos meus chefes, porque a pós-graduação é um estímulo que eles me deram.
Profissionalmente, quais são seus objetivos a curto e longo prazo?
Meu objetivo a curto prazo é alcançar o cargo de subdiretora da escola e, a longo prazo, é para migrar para o desenvolvimento da criação de um centro de exames de certificação da University of Cambridge.
Foi difícil conciliar estudos e trabalho? Quanto tempo dedicou?
Às vezes foi difícil para mim conciliar as atividades de estudo com os tempos do meu trabalho e as responsabilidades pessoais de supervisão do meu filho.
No fim, tinha um limite de tempo de seis meses para terminar a pós-graduação, e então dediquei em média 10 horas por semana para estudar.
Que matéria destacaria do curso de pós-graduação? Por que?
Para mim, houveram dois blocos da pós-graduação que me ofereceram conhecimento e resultados (porque consegui colocá-los em prática imediatamente). O primeiro foi o bloco de Gestão de Pessoal e Habilidades Gerenciais, que me deu a oportunidade de entender melhor a minha equipe de trabalho e obter melhores resultados.
O outro bloco que me ofereceu conhecimento pessoal e profissional foi o de Inteligência Emocional, já que meu trabalho tem muito a ver com o controle das emoções e da gestão do pessoal, crianças e pais. Também consegui aplicar na prática o que estudei e observei os benefícios.
Como se organizou para estudar o curso de pós-graduação?
A primeira coisa que tinha que cumprir era disciplinar-me em dois aspetos no meu trabalho: sair no horário definido e terminar todas as tarefas para não levar trabalho para casa.
Depois era só cumprir as duas ou duas horas e meia de estudo diárias.
Os tutores a ajudaram sempre que precisou?
Sempre foram atentos e precisos.
O que destacaria da sua experiência na ENEB?
A acessibilidade para gerenciar os tempos de estudo de acordo com as necessidades de cada pessoa e os casos práticos de cada bloco.
E, finalmente, gostaria de acrescentar mais algum comentário?
Obrigada por me permitir viver a experiência de realizar uma pós-graduação e pela enorme satisfação pessoal e profissional que significou para mim.