Para melhorar a experiência do usuário neste site, ENEB utiliza cookies próprias e de terceiros. A informação recolhida nestas cookies é completamente anônima. Se continuar navegando, consideramos que aceita seu uso. Mais informação
Cerrar
Pt | Es | En

ENEB - Formamos os melhores líderes
Campus Virtual


Esqueceu sua senha?



Opiniões ENEB | María José Janinne Silva Espinoza

Maria José Janine Silva: "Senti o apoio e a motivação dos tutores constantemente."



Maria José Janine Silva fez Engenharia Comercial na Universidade Americana e fez uma Licenciatura em Administração e Gestão Empresarial. Atualmente trabalha como Report & Analysis Team/Expenses Process Owner em Huawey Technologies-Argentina Share Service Center (SSC). Em ENEB realizou o MBA em Administração e Direção de Empresas.



Nome completo: Maria José Janine Silva

Cidade: Buenos Aires-Argentina

Estudos prévios: Engenharia Comercial na Universidade Americana; Licenciatura em Administração e Gestão Empresarial.

Empresa e cargo: Huawey Technologies-Argentina Share Service Center (SSC). Report & Analysis Team/Expenses Process Owner.

Estudos Realizados na ENEB: MBA em Administração e Direção de Empresas.

O que o motivou a estudar o mestrado? E por que ENEB?

Pessoalmente estudar foi uma decisão muito difícil de tomar. Comecei minha carreira universitária em Santiago de Chile, meu país de origem e terminei muito jovem em Assunção, Paraguai. Com apenas 23 anos já tinha duas licenciaturas.

Assim que terminei meus estudos, decidi embarcar em novos desafios e me mudei para Buenos Aires, Argentina, onde moro até hoje. Já se podem ver muitas mudanças no meio.

Sei anos depois apareceu-me a oferta do mestrado online em ENEB, parecia algo de destino. Imediatamente comecei a pesquisar sobre a universidade, sua reputação a nível internacional, a modalidade de estudos, entre outros.

Graças à confiança que meu marido depositou em mim e seu incentivo, animando-me para tentar, me inscrevi no mestrado sem saber o que me esperava, porque o trabalho que desempenho atualmente é muito exigente, extenuante e sem horários.

Profissionalmente, quais são seus objetivos de curto e longo prazo?

Atualmente eu estou muito cómoda na empresa onde trabalho, tenho a oportunidade de crescer profissionalmente, uma vez que tenho as energias, o desejo e o tempo necessário para que isso aconteça. No entanto, o ambiente do mesmo é muito inconstante, como tosas as grandes empresas, está constantemente em adaptação aos novos desafios.

Assim que, a curto prazo, pretendo continuar a crescer na empresa em que estou e enfrentando novos desafios, por isso me encontro com o vontade e determinação de continuar cultivando minha mente com novos conhecimentos.

No entanto, a longo prazo, é provável que surjam em novos caminhos, porque, como dizem, o céu é limite. Eu sempre tive a convicção de que é necessário deixar o destino fluir e, assim aparecem surpresas e oportunidades, porque o esforço e perseverança são sempre recompensados. O importante é não adormecer na estrada, sempre lutar pelo que se quer e fazê-lo da melhor maneira possível, com integridade e respeito pelos outros.

Você tem algum projeto em mente?

Ao nível do laboral no futuro pretendo mudar de equipe, porque gosto de aprender constantemente novas coisas e enfrentar novos desafios. Estou atualmente na equipe de Report & Analysis, encarregada da contabilidade de todos os países da América, entre outras tarefas. Embora seja um desafio e há sempre muito que fazer e aprender, gostaria de trabalhar na equipe de Revenue, o que ocasionaria mais valor para os meus conhecimentos dentro e fora da empresa.

A nível pessoal, graças ao nosso esforço e perseverança, com o meu marido acabamos de adquirir a nossa primeira casa, que de acordo com a situação atual do país em que vivemos, é uma grande proeza consegui-la e, com apenas 31 anos de idade. Assim que, agora como um projeto pessoal será ampliar a família e ser capaz de continuar a atingir metas.

Considera que foi difícil combinar estudos e trabalho? Quanto tempo dedicou aos estudos?

No início foi difícil, mas como tudo na vida, há que saber como organizar-se a fim de prosseguir com as tarefas. No meu caso, os primeiros meses foram complicados, já que comecei os estudos em outubro, época em que para começar cada unidade, deveria realizar primeiro um teste on-line, depois de ter lido e estudado os materiais, e só depois se seguia para o trabalho final. Depois, devido ao tipo de atividades que eu executo na empresa onde trabalho, tive que parar os estudos aos dois meses depois. E de acordo com o meu cronograma de estudo, foi uma longa pausa. Felizmente, após o final do encerramento anual na empresa, pude de retomar os estudos, dedicando um mês inteiro a cada matéria, estudando uma hora por dia, todos os dias.

Não foi uma tarefa difícil de desenvolver, já que o meu marido está na mesma situação que eu, por isso, quando chegamos a nossa casa após o dia de trabalho e do jantar, púnhamo-nos a estudar, cada um com as suas responsabilidades. Considero que este foi um ponto favorável.

Com isto não quero dizer que os estudos foram fáceis. Há que ter muita dedicação e desejo de aprender. Mas como tudo na vida, não há proveitos sem esforços.

Que matéria destacaria do mestrado?

Pessoalmente, gosto as matérias relacionadas a gestão pessoal. Embora os desenvolvimentos dos problemas estejam abertos ao critério de cada profissional, eu os acho totalmente desafiadores e motivadores. A gestão das equipes é algo que me deslumbra. Por esta razão antes de completar o MBA, me inscrevi ao mestrado em Gestão E Direção de Equipes.

Mas eu também gosto de números e disfrutei imenso fazendo o trabalho final de Gestão financeira.

Como você se organizou para estudar o mestrado?

Para enfrentar esta nova etapa da minha vida, decidi que iria dedicar um mês inteiro para o estudo de cada temário. Por isso dedicava diariamente uma hora as leituras, aos testes on-line e a preparação dos trabalhos finais.

No entanto, todos os fins de semana, se podia, tentava dedicar-lhe tempo, especialmente para os trabalhos finais.

Os tutores ajudaram quando solicitou apoio?

Absolutamente. Os tutores de cada matéria estavam sempre prontos para ajudar sempre cada vez que qualquer dúvida ou consulta surgiu.

Com as explicações e correções dos meus trabalhos, foram muito úteis, e desta forma eu pode melhorar para a próxima matéria.

Eu acho que a equipe de tutores ENEB é muito boa e um incentivo para continuar, eles geram confiança no aluno para pedir para resolver suas dúvidas.

Agradeço-lhes através deste meio, por todo o apoio que me deram e pela motivação refletida em suas respostas e comentários aos meus trabalhos.

O que você destacaria de sua experiência na ENEB?

Estudar online para mim foi uma experiência totalmente nova e desconhecida. Eu pensei que seria totalmente diferente do que tinha vivido antes, no entanto, estou extremamente satisfeita com a forma como as coisas saíram e os resultados obtidos. Não só por ter terminado os estudos a tempo e com bons resultados, mas porque eu senti constantemente o apoio e motivação por parte dos tutores. Uma experiência única e totalmente aconselhável. Eu recomendei e incentivei a um amigo para fazer o mesmo MBA que eu fiz e está atualmente em processo.

Para terminar, gostaria de acrescentar algum comentário?

Como um comentário final, gostaria de enfatizar que com a organização e vontade, se podem alcançar os objetivos sem dificuldade. Isso se aplica a tudo, não apenas para aos estudos.

E gostaria de incentivar todos aqueles que tenham a oportunidade de estudar, que o façam sempre que puderem. O conhecimento não ocupa espaço e é muito importante exercitar nossa mente. Nunca se sabe quando vamos precisar aplicar o que aprendemos.


Opiniões ENEB:


Juan de Dios Blasco
"Estudar um MBA em Administração e Direção de Empresas na ENEB foi uma grande experiência."
Juan de Dios Blasco
Eduardo Gilabert
"A Pós-graduação em Coaching, PNL e Liderança ajuda-me a entender melhor as pessoas."
Eduardo Gilabert
José Manuel Fernández
"Gostei muito da atenção personalizada, das respostas rápidas e efetivas as minhas perguntas"
José Manuel Fernández
Luciano Monterroso
"A Pós-graduação em Responsabilidade Social Corporativa deu um impulso no meu crrículum."
Luciano Monterroso
Ana Salvador
"Quando realizava uma consulta aos professores da escola sempre obtinha respostas em 24 horas."
Ana Salvador








- MBA em Administração e Direção de Empresas
- Executive MBA
- International MBA
- Mestrado em Direção de Recursos Humanos
- Mestrado em Direção Comercial e Marketing
- Mestrado em Marketing Digital e eCommerce
- Mestrado em Comunicação Empresarial e Corporativa
- Mestrado em Direção Hoteleira e Turismo
- Mestrado em Comércio Internacional
- Mestrado em Project Management
- Mestrado em Supply Chain Management
- Mestrado em Gestão e Direção de Equipes
- Mestrado em Big Data e Business Intelligence
- Mestrado em Inovação e empreendimento
- Mestrado em Coaching, Inteligência Emocional e PNL
- Mestrado em Coaching, Gestão Emocional e Mindfulness
- MBA & Mestrado em Direção de Recursos Humanos
- MBA & Mestrado em Direção Comercial e Marketing
- MBA & Mestrado em eCommerce
- MBA & Mestrado em Comunicação Corporativa
- MBA & Mestrado em Direção Hoteleira e Turismo
- MBA & Mestrado em Comércio Internacional
- MBA & Mestrado em Project Management
- MBA & Mestrado em Supply Chain Management
- MBA & Mestrado em Gestão e Direção de Equipes
- MBA & Mestrado em Big Data e Business Intelligence
- MBA & Mestrado em Coaching, Inteligência Emocional e PNL
- MBA & Mestrado em Inovação e Empreendimento
- MBA & Mestrado em Coaching, Gestão Emocional e Mindfulness
- Pós-graduação em Coaching, PNL e Liderança de Equipes
- Pós-graduação em Marketing e Social Media
- Pós-graduação em Direção Financeira e Contabilidade
- Pós-graduação em Project Management
- Pós-graduação em Direção, Int. Emocional e Coaching
- Pós-graduação em Publicidade e RP
- Pós-graduação em Recursos Humanos
- Pós-graduação em Logística e Supply Chain
- Pós-graduação em Seleção, Formação e PRL
- Pós-graduação em Responsabilidade Corporativa
- Curso Superior em Seleção de Pessoal
- Curso Superior em Prevenção de Riscos Laborais
- Curso Superior em Coaching Executivo e Empresarial
- Curso Superior em Marketing
- Curso Superior em Publicidade
- Curso Superior em PNL
- Curso Superior em Inteligência Emocional
- Curso Superior em Técnicas de Negociação
- Curso Superior em eCommerce
- Curso Superior em Gestão de Pessoal
- Curso Superior em Comunicação Corporativa
- Curso Superior em Relações Públicas
- Curso Superior em Community Manager
- Curso Superior em Posicionamento Web
- Curso Superior em Gestão de Recursos Humanos
- Curso Superior em Relações Laborais
- Business English Program Certificate
Escola de Negócios Europeia de Barcelona S.L.
C/ Llull 321-329, 08019 Barcelona
Tel:+34 932 478 637 / secretaria@eneb.pt
Membro de:
CECAP
Prêmio Cum Laude 2019:
Premio Cum Laude
Marca registrada por:
Ministerio de Industria, Energía y Turismo



Centro asociado a:

Centros colaboradores en oferta formativa:




Certificado de excelência:

Colaboramos com:




Centro colaborador de:

Centros associados em oferta formativa:




Certificado de excelência:

Colaboramos com: