Oscar Efrén Mendoza Cárdenas estudou a licenciatura em Contabilidade Pública no Instituto de Estudos Superiores do Colégio Holandês. Atualmente trabalha como Specialist de Accounting Planning & Procedures, dentro da Direção de Accounting & Supervisors no Banco Bilbao Vizcaya Argentaria, S. A. Na ENEB realizou o Mestrado em Gestão e Direção de Equipes, onde obteve a certificação Cum Laude. Atualmente, se encontra cursando o Mestrado Em Direção de Recursos Humanos.
Nome completo: Oscar Efrén Mendoza Cárdenas
Nacionalidade: México
Residência: Madrid, Espanha
Estudos prévios: Licenciado em Contabilidade Pública – Instituto de Estudos Superiores do Colégio Holandês (México), Diplomado em Tributação Fiscal - Instituto de Estudos Superiores do Colégio Holandês (México), Diplomado em Desenvolvimento de Líder – Tecnológico de Monterrey (México), Mestre em Administração Empresarial MBA – Tecnológico de Monterrey (México).
Programa cursado na ENEB B: Mestrado em Gestão e Direção de Equipes – Certificação Cum Laude, Mestrado em Direção de Recursos Humanos – Em curso
Empresa que trabalha/ campo que desempenha: Banco Bilbao Vizcaya Argentaria, S. A. – Specialist de Accounting Planning & Procedures, dentro da Direção de Accounting & Supervisors. Com atribuição internacional proveniente de BBVA Bancomer, S. A. (filial do Grupo BBVA no México).
O que motivou a estudar o Mestrado? E por que ENEB?
Estou convencido de que a alavanca de desenvolvimento na busca do estado de bem-estar é a educação, pelo qual desejava cursar algum Mestrado que englobasse aspectos da gestão do capital humano e, por sorte, encontrei ENEB que ministrava o Mestrado em Gestão e Direção de Equipes. Além disso, a escola me outorgou uma bolsa muito boa, que não tive como não aceitar.
Profissionalmente quais são seus objetivos a curto e longo prazo?
No curto prazo desejo seguir colaborando dentro da área financeira da minha empresa e, mais adiante, gostaria de me incorporar na área de Talento e Cultura (Recursos Humanos) para aplicar os conhecimentos adquiridos nos Mestrados que realizei e desenvolver minhas habilidades e capacidades de liderança.
Tem algum projeto em mente?
Ao concluir o Mestrado em Direção de Recursos Humanos, iniciarei um programa formativo para obter o título de Doctor in Business Administration and Management (Doutor em Administração e Direção de Empresas), onde desejo desenvolver uma tese sobre a gestão holística de capital humano. Ainda assim, desejo continuar exercendo a docência universitária, atividade que realizava no México com meu exercício profissional em BBVA Bancomer.
Considera que foi fácil conciliar estudos e trabalho? Quanto tempo dedicava?
Não é fácil acompanhar a atividade profissional com a acadêmica. Requer compromisso, disciplina e dedicação, além de que em muitas ocasiões sacrifiquei a minha família para poder conquistar meus objetivos. Em relação ao Mestrado, teve etapas que destinava aproximadamente 20 horas de estudo por semana, aumentando essa carga aos finais de semana até umas 14 ou 16 horas entre sábado e domingo.
Qual matéria destacaria do Mestrado?
O programa me pareceu muito interessante desde o início, mas as matérias de Coaching e Programação Neurolinguística (PNL) foram um verdadeiro desafio acadêmico. Aprendi muito e adquiri conhecimentos e ferramentas para meu crescimento pessoal, acadêmico e profissional.
Como se organizava para estudar o Mestrado?
Durante a semana estudava as noites e nos finais de semana, praticamente todo o dia. Segui o cronograma das aulas, analisando primeiro a apostila teórica, para fazer os testes online de cada um. Posteriormente, me centrava no material multimídia e no estudo de caso, a fim de desenvolver meus trabalhos finais.