Para melhorar a experiência recolhida do usuário neste site, ENEB utiliza cookies próprias e de terceiros. A informação recolhida nestas cookies é completamente anônima. Ao continuar navegando, consideramos que aceita seu uso. Mais informação
Cerrar
Pt | Es | En

ENEB - Formamos os melhores líderes
Campus Virtual


Esqueceu sua senha?



Opiniões ENEB | Sigrid Lasala Zamora

Sigrid Lasala Zamora: 'Minha experiência foi muito boa, recomendo esse Mestrado e esse centro a todos que estejam indecisos.'



Sigrid Lasala Zamora é Graduada em educação, Licenciada em Ciências do Trabalho (RH), Mestrado em Economia Internacional, Mestrado em Pedagogia Terapêutica e Psicologia clínica e acabou de concluir a Graduação em medicina na Universidade de Medicina de Beijing. Atualmente é professora em duas Universidades de Pequim. Na ENEB realizou o MBA & Mestrado em Direção Comercial e Marketing.



Nome Completo: Sigrid Lasala Zamora

Cidade: Beijing, China.

Estudos prévios: Licenciada em Educação, Licenciada em Ciências do Trabalho (RH), Mestrado em Economia Internacional, Mestrado em Pedagoga Terapêutica e Psicologia Clínica e acaba de terminar a Graduação em Medicina na Universidade de Beijing.

Programa cursado na ENEB: MBA + Mestrado em Direção Comercial e Marketing.

Empresa que trabalha/campo que desempenha: Sou professora das disciplinas de “business management” e “lidership” em duas Universidades de Pequim: A “China Foreign Affairs University” e “Beijing Youth Pollitics College”.

O que o levou a estudar o MBA + Mestrado em Direção Comercial e Marketing? E por que ENEB? 

Em breve me mudarei para a Índia, de onde é meu marido, e necessito de um Mestrado e MBA para poder trabalhar na Universidade lá, da mesma forma que faço aqui na China, no setor de Economia e Business. De toda forma, faz algum tempo que queria fazer um MBA. A verdade é que quando o reitor de uma das Universidades mais importantes da Índia me disse que se fizesse um MBA estaria contratada, não duvidei e comecei a procurar. Olhei não apenas ofertas da Espanha, mas também a distância na China e nos EUA, mas me decidi por ENEB, porque me pareceram sérios e o preço mais acessível, e vou ser sincera, como sou professora fixei-me minuciosamente no programa de estudos (conteúdos, matérias e horas letivas, e me pareceu o mais sólido, extenso e bem enfocados). Não me equivoquei, inclusive as matérias superaram minhas expectativas. Escolhi também Marketing, porque sempre gostei, mas nunca havia estudado nada em concreto neste campo.

Um dos principais riscos hoje em dia, e sei bem, porque estou no mundo da educação, são as Universidades que oferecem Mestrados e carreiras universitárias que não se faz praticamente nada, o que se tornou uma fraude em um campo tão importante para a qualidade dos profissionais de uma nação e para o mundo do trabalho em geral.  Na ENEB é o contrário, vai trabalhar e muito, porém vai aprender proporcionalmente a seu esforço.

Profissionalmente quais são seus objetivos a curto e longo prazo? Tem algum projeto em mente?

Meus objetivos a curto prazo são viver na Índia, trabalhar na Universidade ali e ainda seguir orientando grupos a distância em Beijing, e montar um Hospital na Índia (meu marido e eu, que é cirurgião, temos este projeto). Estou muito segura de que com os conhecimentos que obtive no Mestrado serão muito úteis. Matriculei-me na Faculdade de Direito e em setembro iniciarei diretamente no terceiro semestre, devido a convalidação de matérias de outras faculdades, mas desta vez o farei com mais calma, fazendo apenas duas matérias por trimestre, porque meus projetos de trabalho têm prioridade.

Considera que foi difícil conciliar os estudos e o trabalho? Quanto tempo dedicava aos estudos?

No meu caso tenho dois trabalhos, ainda que muitas horas livres no meio (de uma Universidade a outra tenho duas horas e posso aproveitar para estudar), e ainda tenho em torno de 500 alunos. Meu ápice de trabalho é durante a temporada de provas (típico, os alunos costumam interessar-se pela matéria na última hora). O problema é que estava acabando Medicina e foi um pouco sufocante. Houve momentos que me desesperei bastante. O Mestrado e o MBA, tem que se dedicar muito, especialmente para fazer os trabalhos, porém meu segredo para conciliar várias coisas (que não é um segredo), além da minha energia é a constância e um bom controle do tempo. Aqui, em uma cidade como Pequim, as baixíssimas temperaturas quase que te forçam a não sair de casa e estudar, porém posso dizer que dediquei religiosamente umas duas horas diárias (sem desculpas e sem pular nenhum dia) até sua finalização. A chave é constância e dedicação, sem encher-se um dia inteiro de trabalhos e logo descansar por um longo período. O stress por querer fazer todo em um dia faz com que aproveite menos o que estudou e consequentemente aprenda menos.  

Que matéria destacaria do mestrado?

Sempre gostei muito de todas as matérias, porque são muito práticas e se aprende inclusive o dobro durante a execução dos trabalhos e isto é o que didaticamente quero destacar: os trabalhos são concretos, práticos e estão focados nos problemas que as empresas tem no presente, que de verdade te “obrigam” a averiguar e aprender a como resolver problemas, e isso é em realidade, o que necessita uma pessoa que estuda Direção de Empresas: saber resolver problemas rápida e efetivamente.

Destaco, em especial, as matérias de Comércio Internacional e Suplly Chain Management, porque as vezes exporto produtos daqui para a Espanha e me ajuda a buscar novas formas de envio de mercadorias e a resolver dúvidas e problemas que tinha, assim como comparar as exportações com outros países. Foi uma matéria verdadeiramente interessante.

Como se organizava para estudar o mestrado?

Como expliquei antes, o importante é fazer um espaço no seu dia a dia, da mesma forma que se dedica uma hora por dia para correr ou fazer algum esporte, tem que buscar umas duas horas ou uma hora e meia por dia para poder fazê-lo, sem desculpas e agregando alguma coisa mais. Quando se estuda todos os dias, a parte de ser menos pesado, existe uma maior probabilidade de se motivar, e nos momentos que estudar mais, renderá mais.

No meu caso estudava o trajeto de duas horas que tenho de uma Universidade a outra, acabava em uma Universidade as 12 horas e entrava na outra as 15 horas. Aproveitava o trajeto para estudar e pensar. Quando chegava a outra Universidade aproveitava a sala de professores para escrever, fazia minhas três horas de aula e depois ia estudar medicina com o grupo noturno. Só quero incentivá-los: é complicado, mas possível.

Os tutores ajudaram sempre que solicitou apoio?

Sim. Muito, coitados. Aqui na China, para quem não sabe, temos a internet bloqueada, porque o governo chinês não permite o uso de páginas externas, e tenho que usar um VPN (que nem sempre funciona). Isso faz que seja muito difícil entregar os trabalhos, descarregar documentos. Já tive que repetir as provas várias vezes porque travavam no último minuto... e nem se fala quanto a usar o Google para procurar informações. Isto é impossível. Assim que tive que escrever pensando, sem suporte. Por isto, incentivo a não procurar tanta informação no Google e buscar sua interiorização nos conhecimentos.

Não apenas isto, sem essa ajuda e compreensão não teria sido possível realizar o Mestrado. Seu apoio e amabilidade é outro grande plus a destacar nestes estudos.

O que destacaria de sua experiência na ENEB?

Minha experiência foi muito boa, recomendo o Mestrado e este centro a todos que estejam indecisos. Os materiais são de qualidade e estão muito bem explicados (e são muito consistentes), as provas te permitem repassar e esclarecer, os trabalhos te permitem aprender tudo relacionado com a prática profissional (as vezes existem estudos muito teóricos que não se ajustam ao mundo real, e este mestrado é o contrário) e a equipe humana é excelente. Não estão dispostos apenas a ensinar e esclarecer conceitos mal entendidos (ou aconselhar na bibliografia complementar). Também levam em consideração sua problemática e te ajudam muito rapidamente. Sentia que tinha mais suporte que em muitos lugares onde se estuda presencialmente

Para finalizar desejaria incluir algum comentário mais?

Para acabar, quero agradecer pela ajuda de vocês, por haver-me formado, pelo que aprendi, pelo Cum Laude e pelo grande feedback. Vocês têm um ensino de qualidade e o recomendarei a todos que me perguntem. Muito OBRIGADA. 


Opiniões ENEB:


Juan de Dios Blasco
"Estudar um MBA em Administração e Direção de Empresas na ENEB foi uma grande experiência."
Juan de Dios Blasco
Eduardo Gilabert
"A Pós-graduação em Coaching, PNL e Liderança ajuda-me a entender melhor as pessoas."
Eduardo Gilabert
José Manuel Fernández
"Gostei muito da atenção personalizada, das respostas rápidas e efetivas as minhas perguntas"
José Manuel Fernández
Luciano Monterroso
"A Pós-graduação em Responsabilidade Social Corporativa deu um impulso no meu crrículum."
Luciano Monterroso
Ana Salvador
"Quando realizava uma consulta aos professores da escola sempre obtinha respostas em 24 horas."
Ana Salvador








- MBA em Administração e Direção de Empresas
- Executive MBA
- International MBA
- Mestrado em Direção de Recursos Humanos
- Mestrado em Direção Comercial e Marketing
- Mestrado em Marketing Digital e e-Commerce
- Mestrado em Comunicação Empresarial e Corporativa
- Mestrado em Direção Hoteleira e Turismo
- Mestrado em Comércio Internacional
- Mestrado em Project Management
- Mestrado em Supply Chain Management
- Mestrado em Gestão e Direção de Equipes
- Mestrado em Big Data e Business Intelligence
- Mestrado em Inovação e Empreendedorismo
- Mestrado em Coaching, Inteligência Emocional e PNL
- Mestrado em Coaching, Gestão Emocional e Mindfulness
- MBA & Mestrado em Direção de Recursos Humanos
- MBA & Mestrado em Direção Comercial e Marketing
- MBA & Mestrado em MKT e e-Commerce
- MBA & Mestrado em Comunicação Corporativa
- MBA & Mestrado em Direção Hoteleira e Turismo
- MBA & Mestrado em Comércio Internacional
- MBA & Mestrado em Project Management
- MBA & Mestrado em Supply Chain Management
- MBA & Mestrado em Gestão e Direção de Equipes
- MBA & Mestrado em Big Data e Business Intelligence
- MBA & Mestrado em Coaching, Inteligência Emocional e PNL
- MBA & Mestrado em Inovação e Empreendedorismo
- MBA & Mestrado em Coaching, Gestão Emocional e Mindfulness
- Pós-graduação em Coaching, PNL e Liderança de Equipes
- Pós-graduação em Marketing e Social Media
- Pós-graduação em Direção Financeira e Contabilidade
- Pós-graduação em Project Management
- Pós-graduação em Direção, Int. Emocional e Coaching
- Pós-graduação em Publicidade e RP
- Pós-graduação em Recursos Humanos
- Pós-graduação em Logística e Supply Chain
- Pós-graduação em Seleção, Formação e PRL
- Pós-graduação em Responsabilidade Corporativa
- Curso Superior em Seleção de Pessoal
- Curso Superior em Prevenção de Riscos Laborais
- Curso Superior em Coaching Executivo e Empresarial
- Curso Superior em Marketing
- Curso Superior em Publicidade
- Curso Superior em PNL
- Curso Superior em Inteligência Emocional
- Curso Superior em Técnicas de Negociação
- Curso Superior em e-Commerce
- Curso Superior em Gestão de Pessoal
- Curso Superior em Comunicação Corporativa
- Curso Superior em Relações Públicas
- Curso Superior em Community Manager
- Curso Superior em Posicionamento Web
- Curso Superior em Gestão de Recursos Humanos
- Curso Superior em Relações Laborais
- Business English Program Certificate
Escola de Negócios Europeia de Barcelona S.L.
C/ Llull 321-329, 08019 Barcelona
Tel:+34 932 478 637 / secretaria@eneb.pt
Membro de:
CECAP
Prêmio Cum Laude 2019:
Premio Cum Laude
Marca registrada por:
Ministerio de Industria, Energía y Turismo



Centro asociado a:

Centros colaboradores en oferta formativa:




Certificado de excelência:

Colaboramos com:




Centro colaborador de:

Centros associados em oferta formativa:




Certificado de excelência:

Colaboramos com: