Wilson Flórez Medina estudou Tecnologia em Gestão Publica e é profissional em Administração de Empresas. Atualmente trabalha como funcionário Público do estado Colombiano no Instituto Nacional Penitenciário e Carcerário INPEC. Em ENEB realizou o MBA em Administração e Direção de Empresas.
Nome completo: Wilson Flórez Medina
Cidade: Medellín, Colômbia
Estudos Prévios: Tecnologia em Gestão Público. Profissional em Administração de Empresas.
Estudos realizados na ENEB: MBA em Administração e Direção de Empresas. Especialização em coaching e PNL.
Empresa e cargo: Funcionário Público do Estado colombiano no Instituto Nacional Penitenciário e Carcerário INPEC.
O que o motivou a estudar o curso de pós-graduação? E por que ENEB?
Dentro da minha carreira estadual penitenciária são oferecidas promoções importantes, dependendo da capacidade profissional, portanto, obter uma especialização e um domínio são certificações que vão dar uma pontuação maior para a competição de méritos à que posso concorrer no futuro. Além de adquirir o conhecimento necessário, não só para administrar localmente, mas para projetar minha profissão para a parte internacional.
ENEB me ofereceu a oportunidade de alcançar essas certificações mencionadas acima, e esta oferta foi a que me levou a realizar meus estudos de pós-graduação na instituição.
Profissionalmente, quais são seus objetivos de curto e longo prazo?
A curto prazo, queria obter os títulos no período dado pela ENEB, e com qualificações que me animaram para manter um alto nível acadêmico.
A longo prazo, ouvir as propostas de promoções que possa oferecer à instituição onde atualmente trabalho, ou em seu efeito, poder acessar a um trabalho melhor a nível internacional. Entende-se que é preciso começar com o requisito mínimo de conhecimento e experiência, e, mais tarde, estar na expetativa de crescer em toda a atividade de trabalho.
Você tem algum projeto em mente?
Sou empresário, comecei a minha atividade administrativa jovem, tinha a minha empresa, mas não consegui continuar com ela por fatores que não estão relacionados com a atividade comercial. O projeto que tenho neste momento é ganhar experiência no campo da administração. Você aprende ao lado daqueles que já andaram um caminho.
Considera que foi fácil combinar estudos e trabalho? Quanto tempo dedicou aos estudos?
Estudar e trabalhar ao mesmo tempo nunca será fácil, além das outras atividades como as responsabilidades familiares, entre outras, que limitam o tempo de concentração nos estudos que estão sendo realizados. A motivação é obter o título, para sentir que é possível ultrapassar as dificuldades, que, apesar das circunstâncias, quem se esforçar pode atingir seus objetivos por seu próprio mérito. Eu tive que renunciar a meu tempo de férias para me concentrar 100% em terminar os módulos do MBA. Agora estou numa pausa acadêmica, mas o que não quero fazer é esquecer o que aprendi por não o praticar com mais frequência. Eu sei que estudar de uma forma virtual tem um maior desgaste físico, especialmente para os olhos, por isso os tempos de estudo coincidiam com meus dias de descanso, onde só ia ao PC para estudar. Nos dias de trabalho, ao chegari em casa, a última coisa que queria era entrar no PC para estudar. Minha visão e fadiga não me permitiam.
Que matéria destacaria do curso de pós-graduação?
Estratégia Empresarial e Marketing. Se aprende a conhecer a empresa, a saber o que fazer para mantê-la, a projetá-la para as mudanças apresentadas. Sem o exposto, você fica no passado e atrás daqueles que se adaptam rapidamente.
Como se organizou para estudar a pós-graduação?
Com os dias de descanso que eu poderia obtinha da instituição onde eu trabalho. Como nos anos anteriores eu agendava meus dias de descanso para passeios de lazer, desta vez agendei meus dias de descanso para minhas atividades acadêmicas.
Os tutores o apoiaram sempre que necessitou?
Os tutores sempre responderam às minhas perguntas, ainda que deva felicitar ENEB, porque os módulos eram compreensíveis para mim, e estava claro o que o módulo exigia para ser superado. Talvez o módulo de economia fosse o que tive mais dificuldades em entender prontamente, mas uma vez organizados os conceitos que se foram falados, foi capaz de entender o que era necessário para terminá-lo.
O que destacaria de sua experiência na ENEB?
A gestão fácil da plataforma, a atenção imediata da instituição aos seus alunos, as possibilidades de tramitar as pós-graduações como certificações universitárias, e a motivação que oferecem pelo dever cumprido da melhor maneira.
Para terminar, gostaria de acrescentar algum comentário?
Gostaria que a ENEB se tornasse numa instituição universitária, e que a modo de motivação, oferecessem aos alunos a possibilidade de estágios empresariais internacionais, por um período de 2 ou 3 meses.
Felicito-os uma vez mais pela oferta educativa, por sua excelente e rápida atenção aos estudantes.