Skip to content

Mestrado em Comunicação Empresarial e Corporativa

Duração

18 meses

Créditos

60 ECTS

Data de início:

A elegir

Idioma

Português

Preço

2.600€

Preço com Bolsa de estudos

1.300€

0%
Inscrito
0
lugares livres

SEU MESTRADO INCLUI:

  • Mestrado em Comunicação Empresarial e Corporativa
  • Diploma de Especialização em Coaching e PNL
  • Business English Program Certificate
  • Tablet de 7″ de cortesia
  • Acesso a todo o programa formativo desde o primeiro dia
  • Tutorias de segunda a domingo
  • Registro em nossa bolsa de emprego
  • Possibilidade de estágios em empresas

APRESENTAÇÃO

O Mestrado em Comunicação Empresarial e Corporativa está dirigido a todos os profissionais que buscam potenciar suas capacidades e conhecimentos nas áreas de Relações Públicas e Comunicação Empresarial.
Atualmente, o ambiente econômico, social e empresarial se altera de maneira rápida e contínua. Ao mesmo tempo, novas plataformas digitais de comunicação e a globalização, entre outras tendências, implicam novos desafios na forma como as organizações se comunicam com seus stakeholders.
Com esse Mestrado, o aluno conhecerá os conceitos fundamentais e as principais ferramentas de trabalho nas novas plataformas digitais, como blogues, redes sociais, microblogging, entre outras.
Com tudo isso, o aluno será capaz de assumir as funções de Diretor de Comunicação (DirCom) para garantir a comunicação em um fluxo bidirecional e transparente e potenciar a imagem, credibilidade e reputação da empresa em que trabalha.
Escolha formar-se na ENEB, uma das mais relevantes escolas de negócios a distância na Europa, que permite uma formação de alto nível, em qualquer lugar do mundo e com apoio diário de uma grande equipe de tutores.

OBJETIVOS

O plano de estudos do Mestrado em Comunicação Empresarial e Corporativa proporciona ao aluno os seguintes conhecimentos e competências:

  • Compreender o contexto atual no qual se desenvolve a estratégia de comunicação.
  • Oferecer suporte aos objetivos de Marketing, consolidando o posicionamento de produtos e marcas.
  • Construir e gerenciar uma imagem e reputação corporativa em consonância com os objetivos gerais de qualquer organização.
  • Conhecer os modelos organizacionais, a fim de adaptar a comunicação.
  • Obter o conhecimento teórico e prático de técnicas e ferramentas para gerir a comunicação com o vasto conjunto de stakeholders.
  • Desenvolver competências e técnicas de gestão para situações de crise através das Relações Públicas, a fim de gerar credibilidade e confiança em diferentes públicos, tanto internos como externos.
  • Formar os participantes no desenvolvimento e criação de Planos de Comunicação Integrais.
  • Treinar aos Diretores de Relações Públicas para gerar novas capacidades para alcançar o sucesso empresarial através de campanhas reativas e proativas, sempre com base sólida na compreensão das análises internas produzidas pela empresa.
  • Capacitar o estudante para que ele possa influenciar as opiniões, atitudes e comportamentos dos públicos internos e externos da organização.
  • Aprofundar na gestão da imagem, publicidade e identidade corporativa.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

O Mestrado em Comunicação Empresarial e Corporativa prepara o aluno para liderar equipes desde as posições de Diretor de Comunicação de Grandes Empresas e PME’s, assim como para desenvolver uma carreira como profissional de Comunicação em Agências de Publicidade, Consultorias de Comunicação, Agências de Comunicação e em departamentos de Marketing ou Relações Públicas de Grandes Empresas.

ADMISSÃO

Para poder acessar a qualquer um dos nossos programas formativos, os solicitantes deverão cumprir os seguintes requisitos:

  • Possuir um título de graduação, uma formação profissional ou técnica, licenciatura ou outro título equivalente.
  • Estudantes que estejam cursando carreira universitária ou estudos superiores equivalentes.
  • Profissionais com projeção profissional no posto desempenhado.

No caso de não cumprir com nenhuma das condições anteriores, por favor contate com a escola e o departamento de admissões valorará seu caso.

TITULAÇÃO TRIPLA

Ao finalizar os estudos, você obterá uma titulação tripla expedida pela Escola de Negócios Europeia de Barcelona certificada pela Universidad Isabel:
– Mestrado em Comunicação Empresarial e Corporativa
– Diploma de Especialização em Coaching e PNL
– Business English Program Certificate
Todos nossos programas formativos estão acompanhados de um curso opcional de inglês nível Business, o qual permitirá desenvolver-se em um entorno de trabalho internacional. Caso não o curse, obterá uma titulação dupla.

PLANO DE ESTUDOS

O Mestrado em Comunicação Empresarial e Corporativa possui o seguinte temário:

BLOCO 01. ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

Módulo 1. Fundamentos da estratégia
Módulo 2. Objetivos estratégicos
Módulo 3. O processo estratégico
Módulo 4. Formulação estratégica
Módulo 5. Análise estratégica (na dinâmica da gestão empresarial)
Módulo 6. Desenvolvimento da estratégia
Módulo 7. Formação e implementação da estratégia
Módulo 8. Balanced Score Card (BSC)
Módulo 9. Estudo de caso

BLOCO 2. COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

Módulo 10. Identidade corporativa
Módulo 11. A comunidade interna
Módulo 12. Liderança e comunicação
Módulo 13. Comunicação e marca
Módulo 14. Responsabilidade Social Corporativa
Módulo 15. Comunicação de crise
Módulo 16. Meios de comunicação
Módulo 17. As novas tecnologias e a comunicação online

BLOCO 3. PUBLICIDADE

Módulo 18. Introdução à publicidade
Módulo 19. Fundamentos da publicidade
Módulo 20. Desenvolvimento da campanha
Módulo 21. Consumidores e psicologia publicitária
Módulo 22. A nova publicidade
Módulo 23. Estudo de caso

BLOCO 4. MARKETING

Módulo 24. Marketing estratégico
Módulo 25. Marketing
Módulo 26. Marketing integrado de comunicação
Módulo 27. Promoções de vendas
Módulo 28. Análise quantitativa nas decisões comerciais
Módulo 29. Preços
Módulo 30. Estudo de caso

BLOCO 5. RELAÇÕES PÚBLICAS

Módulo 31. Introdução às Relações Públicas
Módulo 32. As Relações Públicas como processo estratégico
Módulo 33. Relações Públicas internas
Módulo 34. Relações Públicas externas (mídia)
Módulo 35. Organização de eventos
Módulo 36. Estudo de caso

BLOCO 6. PNL (PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA)

Módulo 37. Introdução à PNL
Módulo 38. Pressupostos da PNL, feedback e objetivos
Módulo 39. Sistemas representacionais, acessos oculares, empatia, rapport e fundamentos sensoriais
Módulo 40. Metamodelo de linguagem, calibração, estados associado/dissociado e ancoragens
Módulo 41. Submodalidade, hipnose e inteligência emocional
Módulo 42. Resolução de conflitos, metáforas, modelo POPS avançado e crenças
Módulo 43. Estudo de caso

BLOCO 7. COACHING

Módulo 44. Coaching: bases e fundamentos
Módulo 45. Tipos de coaching e coaching nas organizações
Módulo 46. Processo de coaching e metodologias
Módulo 47. Marco teórico e outras ferramentas para o coaching
Módulo 48. Estudo de caso

BLOCO 8. COMMUNITY MANAGER

Módulo 49. Introdução ao Community Manager
Módulo 50. A web social e os meios sociais
Módulo 51. Redes sociais
Módulo 52. Multimídia social e outras plataformas
Módulo 53. Plano de social media
Módulo 54. Estudo de caso

BLOCO 9. E-COMMERCE

Módulo 55. Introdução ao E-commerce
Módulo 56. Novas tecnologias e cadeia de valor
Módulo 57. Gestão empresarial
Módulo 58. Publicidade e marketing
Módulo 59. Atenção ao cliente, logística e sistemas de pagamentos
Módulo 60. Sistemas de segurança e aspetos legais
Módulo 61. Presente e futuro do E-commerce
Módulo 62. Estudo de caso

BLOCO 10. POSICIONAMENTO WEB, SEM, SEO E SOCIAL MEDIA

Módulo 63. Fundamentos do posicionamento web
Módulo 64. Otimização e ferramentas
Módulo 65. SEO para telefones celulares
Módulo 66. Conteúdos e marketing
Módulo 67. Campanha SEO e medição
Módulo 68. Estudo de caso

BLOCO 11. RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

Módulo 69. Introdução à Responsabilidade Social Corporativa
Módulo 70. Grupos de interesse e stakeholders
Módulo 71. Comunicação e transparência
Módulo 72. Âmbitos de atuação
Módulo 73. Componentes da gestão da RSC
Módulo 74. Medição da RSC
Módulo 75. Estudo de Caso

MESTRADO A DISTÂNCIA

A fim de conciliar a vida pessoal e profissional, o Mestrado em Marketing Digital e e-Commerce é ministrado inteiramente online. Desta forma, é possível acessar todo o conteúdo formativo através do nosso Campus Virtual, sendo esta a principal plataforma de estudo, possibilitando o acesso em qualquer lugar do mundo e no momento em que desejar. Todas as avaliações e trabalhos finais também serão realizados a distância.
Uma vez matriculado, o aluno poderá acessar o Campus Virtual com todos os recursos acadêmicos necessários para manter uma permanente comunicação com os demais alunos e professores, terá acesso aos fóruns, poderá realizar o curso de inglês para executivos e acessar o Campus ENEB para conhecer a todos os seus colegas, entre muitas outras possibilidades.

AVALIAÇÃO

Constância é um dos eixos em seu plano formativo. Por meio de autoavaliações, fornecidas através do Campus Virtual, é possível consolidar o conhecimento adquirido. Para avaliar o progresso dos nossos alunos, é necessário entregar um trabalho final em cada disciplina. A equipe de tutores avalia o trabalho apresentado e a nota será disponibilizada no Campus Virtual. Além disso, será enviado um documento através do e-mail do aluno explicando detalhadamente todos os pontos do trabalho apresentado.
Os tutores avaliarão os seguintes aspetos:

  • Apresentação do exercício, projeto realizado, riqueza visual e ortografia.
  • Desenvolvimento do trabalho, complexidade do enunciado, lógica e coerência nos resultados obtidos.
  • Valor agregado na análise e desenvolvimento do caso apresentado.

MESTRADO A DISTÂNCIA

A fim de conciliar a vida pessoal e profissional, o Mestrado em Comunicação Empresarial e Corporativa é ministrado inteiramente online. Desta forma, é possível acessar todo o conteúdo formativo através do nosso Campus Virtual, sendo esta a principal plataforma de estudo, possibilitando o acesso em qualquer lugar do mundo e no momento em que desejar. Todas as avaliações e trabalhos finais também serão realizados a distância.
Uma vez matriculado, o aluno poderá acessar o Campus Virtual com todos os recursos acadêmicos necessários para manter uma permanente comunicação com os demais alunos e professores, terá acesso aos fóruns, poderá realizar o curso de inglês para executivos e acessar o Campus ENEB para conhecer a todos os seus colegas, entre muitas outras possibilidades.

AVALIAÇÃO

Constância é um dos eixos em seu plano formativo. Por meio de autoavaliações, fornecidas através do Campus Virtual, é possível consolidar o conhecimento adquirido. Para avaliar o progresso dos nossos alunos, é necessário entregar um trabalho final em cada disciplina. A equipe de tutores avalia o trabalho apresentado e a nota será disponibilizada no Campus Virtual. Além disso, será enviado um documento através do e-mail do aluno explicando detalhadamente todos os pontos do trabalho apresentado.
Os tutores avaliarão os seguintes aspetos:

  • Apresentação do exercício, projeto realizado, riqueza visual e ortografia.
  • Desenvolvimento do trabalho, complexidade do enunciado, lógica e coerência nos resultados obtidos.
  • Valor agregado na análise e desenvolvimento do caso apresentado.

APRESENTAÇÃO

O Mestrado em Comunicação Empresarial e Corporativa está dirigido a todos os profissionais que buscam potenciar suas capacidades e conhecimentos nas áreas de Relações Públicas e Comunicação Empresarial.
Atualmente, o ambiente econômico, social e empresarial se altera de maneira rápida e contínua. Ao mesmo tempo, novas plataformas digitais de comunicação e a globalização, entre outras tendências, implicam novos desafios na forma como as organizações se comunicam com seus stakeholders.
Com esse Mestrado, o aluno conhecerá os conceitos fundamentais e as principais ferramentas de trabalho nas novas plataformas digitais, como blogues, redes sociais, microblogging, entre outras.
Com tudo isso, o aluno será capaz de assumir as funções de Diretor de Comunicação (DirCom) para garantir a comunicação em um fluxo bidirecional e transparente e potenciar a imagem, credibilidade e reputação da empresa em que trabalha.
Escolha formar-se na ENEB, uma das mais relevantes escolas de negócios a distância na Europa, que permite uma formação de alto nível, em qualquer lugar do mundo e com apoio diário de uma grande equipe de tutores.

OBJETIVOS

O plano de estudos do Mestrado em Comunicação Empresarial e Corporativa proporciona ao aluno os seguintes conhecimentos e competências:

  • Compreender o contexto atual no qual se desenvolve a estratégia de comunicação.
  • Oferecer suporte aos objetivos de Marketing, consolidando o posicionamento de produtos e marcas.
  • Construir e gerenciar uma imagem e reputação corporativa em consonância com os objetivos gerais de qualquer organização.
  • Conhecer os modelos organizacionais, a fim de adaptar a comunicação.
  • Obter o conhecimento teórico e prático de técnicas e ferramentas para gerir a comunicação com o vasto conjunto de stakeholders.
  • Desenvolver competências e técnicas de gestão para situações de crise através das Relações Públicas, a fim de gerar credibilidade e confiança em diferentes públicos, tanto internos como externos.
  • Formar os participantes no desenvolvimento e criação de Planos de Comunicação Integrais.
  • Treinar aos Diretores de Relações Públicas para gerar novas capacidades para alcançar o sucesso empresarial através de campanhas reativas e proativas, sempre com base sólida na compreensão das análises internas produzidas pela empresa.
  • Capacitar o estudante para que ele possa influenciar as opiniões, atitudes e comportamentos dos públicos internos e externos da organização.
  • Aprofundar na gestão da imagem, publicidade e identidade corporativa.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

O Mestrado em Comunicação Empresarial e Corporativa prepara o aluno para liderar equipes desde as posições de Diretor de Comunicação de Grandes Empresas e PME’s, assim como para desenvolver uma carreira como profissional de Comunicação em Agências de Publicidade, Consultorias de Comunicação, Agências de Comunicação e em departamentos de Marketing ou Relações Públicas de Grandes Empresas.

ADMISSÃO

Para poder acessar a qualquer um dos nossos programas formativos, os solicitantes deverão cumprir os seguintes requisitos:

  • Possuir um título de graduação, uma formação profissional ou técnica, licenciatura ou outro título equivalente.
  • Estudantes que estejam cursando carreira universitária ou estudos superiores equivalentes.
  • Profissionais com projeção profissional no posto desempenhado.

No caso de não cumprir com nenhuma das condições anteriores, por favor contate com a escola e o departamento de admissões valorará seu caso.

TITULAÇÃO TRIPLA

Ao finalizar os estudos, você obterá uma titulação tripla expedida pela Escola de Negócios Europeia de Barcelona certificada pela Universidad Isabel:
– Mestrado em Comunicação Empresarial e Corporativa
– Diploma de Especialização em Coaching e PNL
– Business English Program Certificate
Todos nossos programas formativos estão acompanhados de um curso opcional de inglês nível Business, o qual permitirá desenvolver-se em um entorno de trabalho internacional. Caso não o curse, obterá uma titulação dupla.

PLANO DE ESTUDOS

O Mestrado em Comunicação Empresarial e Corporativa possui o seguinte temário:

BLOCO 01. ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

Módulo 1. Fundamentos da estratégia
Módulo 2. Objetivos estratégicos
Módulo 3. O processo estratégico
Módulo 4. Formulação estratégica
Módulo 5. Análise estratégica (na dinâmica da gestão empresarial)
Módulo 6. Desenvolvimento da estratégia
Módulo 7. Formação e implementação da estratégia
Módulo 8. Balanced Score Card (BSC)
Módulo 9. Estudo de caso

BLOCO 2. COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

Módulo 10. Identidade corporativa
Módulo 11. A comunidade interna
Módulo 12. Liderança e comunicação
Módulo 13. Comunicação e marca
Módulo 14. Responsabilidade Social Corporativa
Módulo 15. Comunicação de crise
Módulo 16. Meios de comunicação
Módulo 17. As novas tecnologias e a comunicação online

BLOCO 3. PUBLICIDADE

Módulo 18. Introdução à publicidade
Módulo 19. Fundamentos da publicidade
Módulo 20. Desenvolvimento da campanha
Módulo 21. Consumidores e psicologia publicitária
Módulo 22. A nova publicidade
Módulo 23. Estudo de caso

BLOCO 4. MARKETING

Módulo 24. Marketing estratégico
Módulo 25. Marketing
Módulo 26. Marketing integrado de comunicação
Módulo 27. Promoções de vendas
Módulo 28. Análise quantitativa nas decisões comerciais
Módulo 29. Preços
Módulo 30. Estudo de caso

BLOCO 5. RELAÇÕES PÚBLICAS

Módulo 31. Introdução às Relações Públicas
Módulo 32. As Relações Públicas como processo estratégico
Módulo 33. Relações Públicas internas
Módulo 34. Relações Públicas externas (mídia)
Módulo 35. Organização de eventos
Módulo 36. Estudo de caso

BLOCO 6. PNL (PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA)

Módulo 37. Introdução à PNL
Módulo 38. Pressupostos da PNL, feedback e objetivos
Módulo 39. Sistemas representacionais, acessos oculares, empatia, rapport e fundamentos sensoriais
Módulo 40. Metamodelo de linguagem, calibração, estados associado/dissociado e ancoragens
Módulo 41. Submodalidade, hipnose e inteligência emocional
Módulo 42. Resolução de conflitos, metáforas, modelo POPS avançado e crenças
Módulo 43. Estudo de caso

BLOCO 7. COACHING

Módulo 44. Coaching: bases e fundamentos
Módulo 45. Tipos de coaching e coaching nas organizações
Módulo 46. Processo de coaching e metodologias
Módulo 47. Marco teórico e outras ferramentas para o coaching
Módulo 48. Estudo de caso

BLOCO 8. COMMUNITY MANAGER

Módulo 49. Introdução ao Community Manager
Módulo 50. A web social e os meios sociais
Módulo 51. Redes sociais
Módulo 52. Multimídia social e outras plataformas
Módulo 53. Plano de social media
Módulo 54. Estudo de caso

BLOCO 9. E-COMMERCE

Módulo 55. Introdução ao E-commerce
Módulo 56. Novas tecnologias e cadeia de valor
Módulo 57. Gestão empresarial
Módulo 58. Publicidade e marketing
Módulo 59. Atenção ao cliente, logística e sistemas de pagamentos
Módulo 60. Sistemas de segurança e aspetos legais
Módulo 61. Presente e futuro do E-commerce
Módulo 62. Estudo de caso

BLOCO 10. POSICIONAMENTO WEB, SEM, SEO E SOCIAL MEDIA

Módulo 63. Fundamentos do posicionamento web
Módulo 64. Otimização e ferramentas
Módulo 65. SEO para telefones celulares
Módulo 66. Conteúdos e marketing
Módulo 67. Campanha SEO e medição
Módulo 68. Estudo de caso

BLOCO 11. RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

Módulo 69. Introdução à Responsabilidade Social Corporativa
Módulo 70. Grupos de interesse e stakeholders
Módulo 71. Comunicação e transparência
Módulo 72. Âmbitos de atuação
Módulo 73. Componentes da gestão da RSC
Módulo 74. Medição da RSC
Módulo 75. Estudo de Caso

MESTRADO A DISTÂNCIA

A fim de conciliar a vida pessoal e profissional, o Mestrado em Comunicação Empresarial e Corporativa é ministrado inteiramente online. Desta forma, é possível acessar todo o conteúdo formativo através do nosso Campus Virtual, sendo esta a principal plataforma de estudo, possibilitando o acesso em qualquer lugar do mundo e no momento em que desejar. Todas as avaliações e trabalhos finais também serão realizados a distância.
Uma vez matriculado, o aluno poderá acessar o Campus Virtual com todos os recursos acadêmicos necessários para manter uma permanente comunicação com os demais alunos e professores, terá acesso aos fóruns, poderá realizar o curso de inglês para executivos e acessar o Campus ENEB para conhecer a todos os seus colegas, entre muitas outras possibilidades.

AVALIAÇÃO

Constância é um dos eixos em seu plano formativo. Por meio de autoavaliações, fornecidas através do Campus Virtual, é possível consolidar o conhecimento adquirido. Para avaliar o progresso dos nossos alunos, é necessário entregar um trabalho final em cada disciplina. A equipe de tutores avalia o trabalho apresentado e a nota será disponibilizada no Campus Virtual. Além disso, será enviado um documento através do e-mail do aluno explicando detalhadamente todos os pontos do trabalho apresentado.
Os tutores avaliarão os seguintes aspetos:

  • Apresentação do exercício, projeto realizado, riqueza visual e ortografia.
  • Desenvolvimento do trabalho, complexidade do enunciado, lógica e coerência nos resultados obtidos.
  • Valor agregado na análise e desenvolvimento do caso apresentado.

Conscientes de que a educação deve estar disponível para todos, a ENEB dispõe de um sistema de bolsas de estudo para alunos de mestrados e pós-graduações. As vagas são limitadas e se concedem por ordem de inscrição.
Oferecemos as seguintes bolsas de estudo: 

Bolsa de estudos direta: aberta de forma limitada em cada período de inscrição. Obtenha sua bolsa de estudos direta agora e sem a necessidade de trâmites administrativos.
Bolsa de estudos para excelência acadêmica: destinada aos alunos cujos méritos acadêmicos e profissionais têm um perfil de excelência.
Bolsa para o talento empreendedor: destinada a todos os empresários que desejem estudar um curso de mestrado ou pós-graduação e utilizá-lo em sua carreira profissional.
Mulheres e bolsistas de igualdade: destinadas às candidatas que desejem crescer profissionalmente e formar-se com o mais alto nível. Na ENEB, apostamos na igualdade de gênero e auxiliamos a mulher na inserção de trabalho.
Subvenção executiva: dirigida aos profissionais cujas posições de responsabilidade os obrigam a seguir uma formação contínua no ambiente empresarial.
Bolsa Empresa: destinada a todos os profissionais que querem dar um impulso na sua carreira profissional e optar por altos cargos de responsabilidade.
Bolsa de estudos autônomos: destinada a profissionais autônomos que desejem cursar um mestrado ou pós-graduação a fim de aprofundar seus conhecimentos dentro de seu setor ou adquirir o conhecimento necessário para poder fazer crescer a sua empresa.
Bolsa PMEs: destinada a todos os empresários que queiram adquirir o conhecimento adequado para contribuir com o crescimento da sua empresa.
Bolsa de integração do emprego (para os desempregados): destinada a pessoas que desejem realizar o ensino superior, a fim de reinserir-se no mercado de trabalho.
Bolsa de estudos para a mobilidade geográfica: destinada a alunos que desejem estudar em qualquer lugar do mundo e adquirir uma visão global do mundo empresarial.
Além disso, é possível solicitar ajuda com o financiamento de seus estudos. Temos três modalidades de pagamento diferentes:
• Cartão de débito/crédito. Aplicamos um desconto de 10% no pagamento à vista.
• Transferência bancária. Oferecemos a possibilidade de pagamento em 2 parcelas.
• Débito automático em 11 parcelas. Financiamos seus estudos sem entrada e sem juros.

 

PEDIR INFORMAÇÃO

Solicita Información

Solicita información

Marcar en caso de que ya seas alumno de ENEB