Patrícia Araújo é psicóloga, investigadora e professora auxiliar Convidade na Universidade Lusofona do Porto. Atualmente, também é aluna do MBA - Mestrado em Administração e Direção de Empresas na ENEB.
Nome: Patrícia Araújo
Cidade/País: Porto, Portugal.
Estudos anteriores: Doutoramento, PhD em Psicologia Organizacional (Universidade do Porto, Portugal).
Estudos realizados na ENEB: MBA - Mestrado em Administração e Direção de Empresas.
Empresa em que trabalha/posto ocupado: Coach, Psicóloga e Formadora; Escritora e Investigadora; Professora Adjunta Convidada no IPAM-Instituto Português de Marketing e Administração; e Professora Auxiliar Convidada na Universidade Lusófona do Porto.
O que a motivou a ingressar num dos nossos cursos? E por que ENEB?
Bem, na realidade já havia terminado meus estudos formais com a conclusão do Doutoramento na Universidade do Porto, Portugal. No entanto, apesar de ser Gestora de Recursos Humanos há anos e possuir uma pós-graduação em Gestão, continuava a sentir alguma necessidade de complementar algumas áreas da Gestão pura e quando vi a oferta da ENEB finalmente decidi avançar [risos].
Quais são os seus objetivos a curto e longo prazo profissionalmente?
A docência constitui uma atividade central na minha vida. Finalmente, posso fazer a diferença e realmente articular o mundo empresarial com o mundo académico e tenho feito isso em todas as universidades onde passo!
Adicionalmente, como professora de Yoga e Mindfulness, tenho encontrado áreas de fusão com o Marketing interno, Recursos Humanos e Gestão da Felicidade organizacional (uma área onde tenho trabalhado e orientado investigação científica).
Está a ser difícil conciliar estudos com o trabalho? Como você se organiza para estudar o seu programa formativo?
Na realidade, procuro não investir muito tempo durante o ano lectivo, deixando os trabalhos do MBA para as pausas do ano lectivo. Tem sido um percurso exigente! A maioria das pessoas acham que é fácil estudar em e-learning e tem realmente vantagens, mas o nível de auto-disciplina é brutal!
Qual disciplina, do seu programa formativo, você destacaria?
Pessoalmente, gostei muito de fazer a certificação em Business English. Já há muitos anos que adiava esta certificação e já dou aulas em inglês há muitos anos, por isso realizar os trabalhos calmamente em casa, poder gravar-me a mim própria (um trabalho em Mp3!), e analisar entrevistas reais em inglês foi realmente dinâmico.
Os tutores te ajudam sempre que necessário?
Sim, sem dúvida. São rápidos e respondem a 100%.
O que destacaria da sua experiência com a ENEB?
O apoio ao estudante é excelente, o que na minha opinião é essencial numa formação e-learning.
Não temos a componente do contato pessoal, mas precisamos sentir empatia.
No meu caso, quando achava que ia parar, no final de 25 anos com matrículas no ensino superior (SIM é este o número!!!) [risos], decido ir tirar o MBA e realmente é preciso outra abordagem para captar alunos.
O atendimento, quer da secretaria académica, quer dos tutores, tem sido incomparável. Desde o primeiro contato a pedir informações, até ao pedido de uma creditação de créditos ECTS de outra formação, até ao feedback detalhado dos trabalhos desenvolvidos, o lançamento das notas, tudo tem sido muito profissional.
Para terminar, deseja acrescentar mais algum comentário?
Gostava de deixar uma palavra de parabéns à ENEB e também a todas as pessoas que decidem “arriscar” voltar a estudar e, agarrar o e-learning, com toda a autodisciplina, o autodesenvolvimento e muitos momentos solitários! Parabéns a todos!